domingo, 25 de julho de 2010

Conferência em Ubatuba reúne NASA e INPE em torno do novo ciclo solar.

O novo ciclo solar Máximo

SOLARMAX

Muito longe das alegadas previsões do Calendário Maia, cientistas das 25 nações mais evoluídas em tecnologia, se reuniram na Alemanha para tratar o estudo do Novo Ciclo Solar.

O Sol e a Terra estão separados por 150 milhões de quilômetros, uma distancia aparentemente segura. Porém, desde o começo da era espacial, e especialmente nos últimos anos, tem crescido a precepção de que essa distancia não é realmente tão grande. Pesquisas estão descobrindo que a Terra está localizada dentro da atmosfera exterior do sol, sendo atingida constantemente pelos ventos solares e tempestades magnéticas.

A Terra e o sol estão ligados invisivelmente pelo magnetismo. Durante eventos de solares que ocorrem várias vezes ao dia, pode-se traçar linhas invisíveis de força magnética entre a superfície solar e os pólos da Terra. “Não podemos estudar terra e sol separadamente”.

Previsão da atividade solar é um problema complicado, semelhante em alguns aspectos a previsão do tempo aqui na Terra. Só que a Meteorologia espacial ainda possui dificuldades extras, pois precisa trabalhar com a física do plasma solar e do magnetismo.
Prever a atividade solar é apenas metade do problema, pois a outra metade é a própria Terra. Como o campo magnético de nosso planeta e a nossa atmosfera respondem à uma tempestade solar é um enigma magnético difícil de solucionar, mesmo com a ajuda de poderosos computadores.
O assunto é tão sério, que a ONU declarou 2007 como o “Ano Internacional da Heliofísica”, na esperança de estimular o envolvimento global nesta área de estudo sobre os fenômenos solares.
Nós últimos anos, o foco das pesquisas espaciais tem-se voltado para o Sol. A NASA, ESA, Agência Espacial Russa, Japão, China e o Brasil estão colaborando com estas pesquisas.

Se os meteorologistas espacias estão corretos, o ciclo solar atingirá o pico durante por volta de 2013. E, embora ele provavelmente não será o maior pico no registro, a sociedade humana nunca foi mais vulnerável. Os princípios básicos da vida diária, desde comunicações a previsão do tempo para os serviços financeiros, dependem de satélites e eletrônica de alta tecnologia. Um relatório de 2008 pela Academia Nacional de Ciências alertou que a tempestade do século classe solar poderia causar bilhões de dólares em prejuízos econômicos.

Na realidade, o que os cientistas estão fazendo é uma preparação para um “Katrina Solar”, reunindo o mundo todo para tentar evitar os efeitos do novo ciclo solar máximo.
Leia mais em: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2010/16jul_ilws/